segunda-feira, 3 de outubro de 2011

OAB - Por um Exame de ORDEM mais justo!

Que o exame da OAB é muito importante para todos, tanto alunos de direito, como advogados como para a sociedade, isto é fato, mas, há uma necessidade premente de se fazer um exame digno dos estudantes que saem de uma universidade, que ainda tem muito que aprender na prática profissional, isso é uma questão de JUSTIÇA!

Imagine a sabedoria dos grandes juristas brasileiros que hoje estão ai empossados e que não fizeram o exame de Ordem, e nem por isso fazem por desmerecer este grandioso título que é o de Advogado.

O mercado exclui os profissionais incompetentes, e estes por medo de exercer a profissão acabam se excluíndo também do mercado.

Há em todas as profissões, bons e maus profissionais e a OAB está ai para no caso dos maus, serem advertidos, punidos, o que seja.. na forma da lei.

O que entristece é ver excelentes alunos que se desdobram de estudar e não tem a oportunidade de passar neste exame, pois a prova é muito difícil, e passam a vida em um tentar constante.

Esta última prova da primeira fase da OAB foi muito difícil e por isso teve índices baixos de aprovação, o que não podemos dizer da prova da segunda fase que foi uma boa prova digna de quem sai da universidade e que teve muita aprovação.

Precisamos de uma OAB mais transparente com provas que tenham um grau de dificuldade padrão para um recém formado e que não mude a dificuldade a partir de movimentos da sociedade ou de proximidade do julgamento pelo STF.

Precisamos pensar uma solução urgente! O que não podemos é deixar a cada semestre mais e mais bacharéis sem conseguir exercer a sua profissão.

Exigir também das Universidades mais critérios para aprovação, tem estudantes que são aprovados e que não sabem nem escrever de forma correta e com lógica.

Quem sabe a OAB não poderia fazer um curso de aprimoramento Profissional, com teoria e prática e a partir daí fazer uma filtragem justa de quem tem ou não condições de exercer a profissão. Uma única prova não consegue medir o desempenho do profissional futuro.

Enxergo os dois lados da situação, mas creio que a OAB tem formas para punir os despreparados e bacharéis não tem formas de exigir exercer a profissão.

Deus ilumine os caminhos dos bacharéis, a próxima prova está ai.

Muita calma e pensamento lógico.

Boa sorte a todos!

Nenhum comentário: